Sabemos que a interferência do meio virtual em nossas vidas tende a aumentar cada vez mais. As crianças estão cada vez mais expostas as telas do computador, celular, tablet e televisão, enfim. Conectadas, assistem a vídeos e participam de diferentes jogos, muitas vezes, pouco educativos e por um tempo prolongado.
Nós pais estamos também inseridos, mergulhados e maravilhados com tamanha facilidade que a tecnologia nos apresenta. O celular, que antes era um artigo usado apenas para a comunicação entre as pessoas; hoje, com o acesso a internet, está sendo comparado a um computador de bolso.
Apesar de toda a facilidade que o uso do celular apresenta, observa-se que para muitas crianças, as brincadeiras estão sendo cada vez mais sendo substituídas pelo uso deste dispositivos. A perda do interesse das crianças pelos estudos, escrita, leitura e aprendizagem é visível quando colocamos em suas mãos um celular. Problema que vem preocupando pais, educadores e especialistas na área da saúde.
Muitos pais distraídos por este mundo digital podem estar expostos a uma nova síndrome: Síndrome da Intoxicação Digital. Isto acontece quando o indivíduo usa de forma excessiva os dispositivos e serviços online disponíeis levando a uma sobrecarga de informações e estímulos. Esta sobrecarga afeta negativamente a saúde física e mental. Será que as crianças também estão ficando expostas a esta síndrome?
Muitos são os prejuízos que o uso excessivo de telas acarreta na vida das crianças e poucos são os esforços para que essas informações cheguem até os pais. Sim, é preciso que os pais saibam sobre os prejuízos e tenham ferramentas para proteger seus filhos dos malefícios que o uso excessivo de celular pode causar.
Espero que você tenha gostado deste conteúdo. Deixe seu comentário.
Regiane Larréa Pereira de Carvalho
Psicóloga – CRP 07/11122
🌷
Comentários
Postar um comentário