A depressão infantil pode ser difícil de identificar, pois as crianças podem não ser capazes de expressar seus sentimentos da mesma forma que os adultos.
Além disso, os sintomas da depressão infantil podem ser confundidos com outras questões emocionais ou comportamentais.
Veja alguns sinais de alerta que podem ajudar você a identificar a depressão na criança:
1. Crianças deprimidas podem parecer persistentemente tristes, irritadas, zangadas ou desanimadas. Elas podem perder o interesse em atividades que costumavam gostar.
2. Insônia ou sono excessivo podem ser sintomas de depressão infantil.
3. A perda de apetite ou ganho de peso.
4. Crianças deprimidas podem se isolar socialmente, evitando amigos e familiares ou perdendo o interesse em brincar e interagir com os outros.
5. Uma criança com depressão pode parecer constantemente cansada, com falta de energia e motivação para realizar atividades cotidianas.
6. A criança pode expressar sentimentos de inutilidade, culpa ou desvalorização.
7. A depressão pode afetar o desempenho acadêmico da criança. Ela pode ter problemas de concentração, memória ou motivação para aprender.
8. Algumas crianças com depressão podem se envolver em comportamentos de risco, como uso de substâncias, automutilação ou comportamento sexual precoce.
9. Dor de cabeça, dor de estômago e outras queixas físicas sem causa médica aparente podem ser sintomas de depressão.
10. Embora seja menos comum em crianças do que em adolescentes, algumas crianças deprimidas podem expressar pensamentos sobre a morte ou o desejo de não estar mais aqui.
A presença de um ou mais desses sinais não é, por si só, um diagnóstico de depressão. No entanto, se você suspeitar que uma criança está sofrendo de depressão, é importante procurar ajuda profissional.
Regiane Larréa Pereira de Carvalho
Psicóloga – CRP 07/11122
🌷
Psicóloga – CRP 07/11122
🌷
Comentários
Postar um comentário