Hoje gostaria de falar sobre um assunto comum e muito polêmico: crianças que dormem na cama dos pais.
Muitos pais enfrentam a dificuldade de fazer seus filhos dormirem sozinhos em suas próprias camas. Por isso, acabam permitindo que as crianças durmam com eles na cama, o que pode ser uma solução temporária para o problema.É importante lembrar que no caso de crianças muito pequenas há riscos a saúde e segurança, podendo causar sufocação e asfixia quando a criança compartilha a cama com adultos.
As crianças podem se acostumar a dormir na cama dos pais e terem dificuldades para desenvolver a autonomia e a independência necessárias para dormirem sozinhas.
Por isso, é importante que os pais incentivem e ensinem seus filhos a dormirem em suas próprias camas desde cedo, utilizando técnicas como a rotina do sono, a criação de um ambiente confortável e seguro e o estabelecimento de limites claros.
Cada família tem sua própria dinâmica e o que funciona para uma pode não funcionar para outra. Portanto, procure a orientação de um especialista para ajudar você e seu filho neste processo lembrando que a segurança e o bem-estar da criança devem ser prioridade.
Até a próxima.
Regiane Larréa Pereira de Carvalho
Psicóloga - CRP 07/11122
Regiane Larréa Pereira de Carvalho
Psicóloga - CRP 07/11122
Comentários
Postar um comentário