Você fala mal do pai ou da mãe da criança para ela?
Se você fala mal constantemente do pai ou da mãe da criança para ela, cuidado!
Esse comportamento é bastante comum acontecer com casais separados. Em geral, isso acontece porque os pais não elaboraram o luto da separação e o sentimento de rejeição ou de frustração gerado pelo inconformismo do fim da união. Como um desejo velado de vingança, um dos cônjuges pode desencadear um processo de destruição do vínculo entre o genitor e o filho através da desmoralização com mentiras, ilusões e descrédito.
Mas, infelizmente esses comportamentos podem ser gerados também por avós, tios, amigos ou pessoas próximas.
As crianças passam a acreditar na versão negativa implantada, trazendo muito sofrimento para elas. Pode acontecer sentimentos contraditórios em relação ao pai ou a mãe, acessos de raiva e até a recusa total pela convivência por um dos genitores, sendo caracterizado como a Síndrome da Alienação Parental.
Usar os filhos como instrumento do rancor ou punir o ex-cônjuge privando a criança do convívio só vai aumentar o sofrimento de todos.
Com a ajuda do psicólogo em terapia é possível restabelecer o vínculo entre pais e filhos, reverter o processo de sofrimento e prevenir casos futuros quando há o desfecho da relação conjugal.
Até a próxima!
Regiane Larréa Pereira de Carvalho
CRP 07/11122
Comentários
Postar um comentário