Pular para o conteúdo principal

O que são emoções e sentimentos?



Emoções e sentimentos são conceitos diferentes, porém temos a tendência de utilizá-los como sendo semelhantes. Assim, apesar de distintos, emoção e sentimento estão intimamente conectados.

A emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais que surgem quando o cérebro sofre um estímulo ambiental. Desta forma, são impulsos que envolvem reações automáticas e constituem um conjunto inato de adaptação de sistemas para o ambiente pelo indivíduo.

Em geral, as emoções duram menos que os sentimentos e motivam as pessoas a agirem. Elas são mais curtas e mais intensas, passageiras e transitórias

Já o sentimento é uma resposta à emoção, ou seja, trata-se de como a pessoa se sente diante de tal emoção. O sentimento é a emoção filtrada através dos centros cognitivos do cérebro, podendo durar mais tempo que a emoção.  Os sentimentos podem ser entendidos como um estado subjetivo da pessoa que é produzido como resultado das emoções. Eles constituem um guia interno de como a pessoa dirige sua vida e enfrenta o meio ambiente.

As pessoas podem manifestar emoções e sentimentos diferentes frente a uma mesma situação conforme as interpretações que fazem do ambiente. Assim, existem cinco emoções básicas e universais: medo, tristeza, alegria, raiva e nojo.


Até a próxima!


Regiane Larréa Pereira de Carvalho

Psicóloga - CRP 07/11122

💚✿

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE MIM

          Olá! Eu sou Regiane Larréa Pereira de Carvalho - muitos me conhecem por Regiane de Carvalho ou simplesmente Rê. Sou natural de Porto Alegre, onde moro até hoje. Sou Psicóloga Clínica formada há mais de 20 anos com experiência nas áreas clínica e educacional.           Meu interesse pela psicologia começou no Ensino Fundamental. Buscava na biblioteca da escola livros sobre desenvolvimento humano e fases da vida. Minha curiosidade pelo tema e a minha percepção de que ter saúde mental era essencial à vida, definiu minha escolha profissional: a Psicologia. Apesar de já ter definido minha área de interesse, escolhi fazer o curso técnico de magistério junto com o Ensino Médio para iniciar minha profissionalização e começar a trabalhar.           Após formada, comecei a trabalhar como psicóloga clínica em uma clínica interdisciplinar. Sempre tive interesse pelas áreas clínica, educacional e org...

Como evitar o vício em celular

     No mudo atual, as telas desempenham um papel significativo na vida de todos nós, principalmente das crianças e adolescentes. Nós aprendemos, nos divertimos e nos conectamos com pessoas do mundo através da internet.         O celular é uma tecnologia que veio para ficar, contribuindo positivamente em nossas vidas. No entanto, seu uso pode ser prejudicial se usarmos de forma excessiva e sem controle. Os prejuízos são ainda maiores para as crianças e adolescentes que estão em formação.       Para que os pais possam abordar estas questões com os jovens e saber limitar o uso do celular de acordo com cada faixa etária elaboramos um GUIA com ferramentas e estratégias eficazes para você ajudar seu filho a DIMINUIR o Uso de Telas e ensiná-lo a usar com EQUILÍBRIO aproveitando todas facilidades disponíveis em um mundo que está cada vez mais digital. Para saber mais informações sobre os benefícios do E-book, clique no link abaixo:   ...

Atendimentos On-line e Presencial

A psicoterapia online é regulamentada pelo  Conselho Federal de Psicologia  através da resolução 11/2018. A psicóloga Regiane é aprovada pelo  Conselho Federal de Psicologia  para realizar atendimentos online certificada  e-Psi .  Para realizar o atendimento é importante que sua internet seja de boa velocidade.  O uso de fones de ouvido e um ambiente com privacidade, sem distrações serão imprescindíveis para um bom aproveitamento das sessões.  O atendimento online pode ser realizado pela plataforma de sua escolha, sendo as mais comuns Meet, WhatsApp e Skype. Quais as vantagens de realizar atendimento online? * Diminuição de custos como deslocamento; * Economia de tempo; * Mesma eficácia e qualidade do presencial; * Atendimento em qualquer lugar do país.